7 de janeiro de 2013

Fica a Dica #1: Por onde começar ?


Acho que é a primeira dúvida de toda futura Au Pair né ?!
Tomei a decisão e agora ? Por onde começar ?

1) Leia sobre o programa
Entenda tudo, sobre tudo. Leia sobre as regras, sobre o tipo de visto. Sobre vantagens e desvantagens. Saiba como o programa funciona, tire dúvidas. Tem um blog ótimo para isso: http://www.aupair-room.com/

2) Como estão suas experiências ?
Se você ainda não tem experiência suficiente com crianças, procure se aperfeiçoar - aproveite e tire muitas fotos para colocar no app.
Vai fazer diferença no começo do seu programa, se você "já passou por isso antes", as coisas vão ser mais fáceis em termos. Você vai poder se focar em se adaptar ao estilo de vida e a conhecer mais as pessoas com quem você está morando. Coloque em mente que você será mãe por algumas horas todos os dias. Você vai ter que conviver com cocô, xixi, vômitos, birras, choros etc. muito constantemente. Prepare-se !

3) Converse com seus pais
Os meus não me apoiaram em nada no começo, brigavam e discutiam. Um dia levei minha mãe pra assistir uma palestra da Cultural Care pra ela entender como funciona o programa. A partir desse momento ela ficou bem mais tranquila. Aos poucos eles começaram a me ver feliz e aceitaram de boa a idéia. Bom, eu iria com ou sem o apoio deles, mas depende muito da relação que cada uma tem com os pais. Enfim, converse. Faz toda a diferença ter o apoio moral.

4) Pesquise sobre as agências
Não existe agência melhor que a outra. O que muda é o tempo que o processo de matching leva e o preço que você vai pagar por esse processo. Quem lê meu blog sabe e já conhece o mimimi que passei com a APC, mas no final a CC saved my life. Entre na agência que VOCÊ acredita ser a melhor. Faça uma visita e decida pela qual você sente mais confiança.

5) Agência escolhida ? Não enrole com o application
Decidiu ser aupair, entregue logo isso e fique on line o mais rápido possível.
Por que a pressa ? A vida muda  ! O tempo todo ! Vai aparecer de tudo no seu caminho pra te fazer desistir dessa viagem: bom emprego, bom namorado, gente escrota etc. Foco no seu objetivo !

6) Escreva um bom application
Pare pra pensar quais são seus diferenciais e porque uma host family deveria te escolher. Escreva uma bela carta de apresentação. É um emprego como outro qualquer ! Não minta em momento algum ! Não sabe dirigir ? Diga que não sabe. Não entende nada de bebês ? Seja sincera. Coloque fotos legais suas, mas focando sempre em crianças. Evite copiar a carta e respostas de alguém. Seja original !

7) Tá on line ? Agora relaxe
Agora é com Deus ! Ou se você não acredita em Deus, conte com a sorte. Fique alerta se está demorando demais para aparecer famílias porque pode ser que seu app não esteja muito bom e você tem chance de mudá-lo. Cheque constantemente seu e-mail para não demorar muito a responder caso alguma host family entre em contato.

Links das agências mais conhecidas:

Cultural Care - CC: http://culturalcare.com.br/

Au Pair Care - APC (http://www.aupaircare.com/)
As agências brasileiras que trabalham com a APC:
CI - http://www.ci.com.br/trabalhar-no-exterior/au-pair
STB - http://www.stb.com.br/intercambio-trabalho/trabalho-e-estudo/programa-big-sister-au-pair.aspx
IE - http://novo.ieintercambio.com.br/index.php?id=/trabalho_no_exterior/au_pair/index.php
World Study - http://www.worldstudy.com.br/au-pair

Au Pair In America (http://www.aupairinamerica.com/)
A Experimento é a parceira da APIA no Brasil: http://www.experimento.org.br/trabalhe-no-exterior/au-pair-nos-eua

Espero escrever aqui more often com mais dicas pra vocês.
Qualquer dúvida podem escrever pro meu e-mail: brazil.mari@yahoo.com.br

Beijos !

Nenhum comentário: