25 de setembro de 2012

De volta para minha terra

"O pra sempre, sempre acaba" e cá estou eu de volta ao Rio de Janeiro há 2 meses.

Meus últimos dias como aupair foram bem agitados, com altos e baixos.
Muitas decepções e lágrimas. Mas ainda assim vim com o coração pequeno deixando muita coisa pra trás.
O principal foi o namorado que eu deixei chorando no aeroporto.
Não desejo isso pra ninguém. Se despedir de quem se ama é bem diferente de se despedir dos seus pais e irmãos. Família sempre será família e sempre estará no mesmo lugar aonde quer que você vá. Mas o e namorado ? Nunca se sabe. Não terminamos, ainda estamos juntos e apesar de termos passado por turbulências no início, agora estamos bem (mas isso é assunto pra outro post).

Tive muitos, muitos problemas com as minhas malas ! Fui com apenas uma e voltei com 6 ! Todas acima do peso e quase morri no aeroporto quando me disseram que eu teria que pagar $ 300 para poder fazer o check in. Chorei horrores e deixei algumas coisas com o namorado. Quase perdi o vôo por conta de toda essa confusão, mas consegui trazer todas as minhas malas.
Quando cheguei ao Brasil tive mais um desafio: colocar todas as malas no carrinho (a maior pesava 70 pounds !), e eu crente que eu meu intercâmbio já tinha acabado, mas lá estava eu mais uma vez me virando nos 30. Não tive problemas com a alfandega  me perguntaram quanto tempo fiquei fora e o que eu trazia nas malas, mas nada demais.

Meus primeiros dias foram extremamente difíceis. Só chorava e não via graça nenhuma em estar aqui. Sempre dizem que com o tempo melhora, mas não pra mim. 2 meses depois e meu nível de readaptação é zero. Muita coisa na cidade mudou e muitas vezes me sinto uma turista. Tenho uma insônia absurda e só consigo dormir depois das 3 da manhã. Eu já tinha em mente que não me readaptaria à cidade, mas achava que as pessoas dariam um upgrade nos meus sentimentos. Mas digo com sinceridade, tudo que eu encontrei aqui foi decepção. Eu não culpo as pessoas, fui eu que viajei e fiquei um tempo fora, e elas simplesmente aprenderam a viver sem mim. Não há mais espaço pra mim na vida delas. Ouço muitos comentários e piadas desnecessárias (até mesmo racistas!) e isso vem me entristecendo muito.
Meu principal motivo de ter voltado foram os meus pais, sei que eles estavam com muita saudade e ele não são eternos, senti que eu tinha que apreciar esse momento com eles. Passar um Natal em casa. Foi o que eu vim fazer aqui. Eu tinha deixado alguns créditos e uma monografia para entregar e estou aproveitando para terminar isso.

Em relação ao emprego, bom, se você não quer ser recepcionista ou secretária bilíngue ou professora de inglês, o mercado está bem restrito. O Rio de Janeiro nunca teve um bom mercado de trabalho pra quem está fora do Turismo (minha opinião). O meu problema é reverso, acabou que meu CV está valendo demais - duas faculdades, inglês fluente, vários cursos de extensão - e podem até me chamar de qualquer coisa, mas R$ 800,00 não pagam todo esse meu esforço. Tá difícil !

Ainda tenho contato constante com a host mom, mas ainda não consegui falar com as kids pelo Skype.
A saudade das minhas meninas chega a doer.

Enfim, não estou feliz no Brasil (já não era antes e agora pior), não vejo a hora de ver Seattle novamente ! Sinto muito falta de tudo e todos !

Por enquanto é só, mas vivo prometendo posts com dicas e agora com tempo posso escrever para vocês !

Beijos e see you soon !

Nenhum comentário: